Guia musical da Euro: Albânia

nintchdbpict000244908384-e1466064374659

Começamos essa nova série com uma estreante na Euro 2016: a Albânia. Quase tão desconhecida quanto seu futebol, a música albanesa tem fortes raízes na música folk, mas nos últimos anos o pop invadiu sem piedade os balcãs. O resultado é uma música capaz de fazer rebolar o esqueleto até dos mais cintura dura.

Breve história sobre a Albânia na Euro

shqiperia-humbet-miqesoren-me-kosoven-3-0-8

A classificação da seleção albanesa para a Euro 2016 foi um feito histórico. Na última rodada do Grupo I, a Albânia derrotou a Armênia por 3 a 0 fora de casa e terminou em segundo lugar, atrás de Portugal. O grande mérito é do italiano Gianni De Biasi, que chega ao ponto mais alto de sua carreira de 4 décadas. Antes de desembarcar nos balcãs, em 2011, De Biasi dirigiu Modena, Brescia, Torino e Levante.

Os albaneses deixaram para trás Dinamarca, Sérvia e Armênia e conquistaram a vaga sem a necessidade de passar pelos play offs. Na primeira rodada, os Shqiponjat já colocaram as manguinhas de fora, vencendo Portugal, em Aveiro, por 1 a 0 com um gol de Balaj.

Na rodada seguinte, em casa, empataram com a Dinamarca por 1 a 1. Na terceira partida contra a Sérvia, o jogo foi interrompido aos 41 minutos do primeiro tempo, quando um drone invadiu o gramado carregando uma bandeira albanesa. Depois do furdúncio – e recursos de ambas as partes – a UEFA decidiu conceder a vitória por 3 a 0 a favor da Albânia e ainda puniu a Sérvia a disputar seus jogos em casa com os portões fechados.

Nos jogos de volta, a Albânia venceu a Armênia por 2 a 1, gols de Mavraj e Gashi. Mavraj presenteou os armênios com um gol contra. Um empate sem gols com a Dinamarca e duas derrotas, 0 a 1 contra Portugal e 0 a 3 para a Sérvia, deixaram a classificação para a partida contra a Armênia. Os gols da vitória de 3 a 0 foram de Hovhannisyan (contra), Xhimshiti e Sadiku.

A Albânia não terá vida fácil na competição. Na estreia pega a Suíça, depois enfrenta os franceses e encerra a primeira fase contra a Romênia.

Fique de olho

nintchdbpict000243129383

O craque do time é o capitão Lorik Cana. É ídolo da torcida do Sunderland, especialmente pela vitória contra o Liverpool e o 1 a 0 contra o Arsenal. Depois de um ano na Lazio, foi contratado pelo Nantes, onde joga atualmente.

Outro jogador importante é o meio campista Taulant Xhaka, nascido na Suiça de pais albaneses, que fez carreira pelo Basel. Em 2013, escolheu a cidadania albanesa e passou a defender a seleção. Fez sua estreia na partida contra Portugal na fase de classificação da Euro 2016. É o irmão mais velho de Granit Xhaka, que joga no Borussia Mönchengladbach.

Música, maestro!

A música folclórica albanesa é a mais importante do país, mas muda de região para região. No norte é dominada pelos Ghegs e no sul pelos Tosks. No começo do século XX, a música clássica ganhou maior importância e surgiram as primeiras óperas.

Tirana é a capital cultural do país e tem a maior concentração de estilos e a influência mais importante é dos ciganos romani. Depois de 1990 ganhou forma a música como expressão de patriotismo. A música do sul é mais melódica, composta por canções românticas, cantadas especialmente por mulheres, enquanto a do norte destaca os feitos épicos e heroicos do povo albanês, com destaque para as vitórias dos guerreiros da fronteira. Os instrumentos tradicionais tem grande importância, como def, çifteli, sharki, çifteli e zumarë. O gênero de maior destaque é o Tallava, originário do Kosovo.

Uma curiosidade: a cantora de ópera Inva Mula, filha do compositor Avni Mula, empresta sua voz para a personagem Diva Plavalaguna em “O Quinto Elemento”, filme futurista do francês Luc Besson, com Bruce Willis e Mila Jovovich.

Até os anos 90, o rock era proibido e os jovens ouviam música através de canais clandestinos. Estranhamente, a música eletrônica sempre foi muito popular na região, com direito a festivais anuais, como Turtle Fest e Soundwave Albania. Embora o jazz não seja muito difundido, a fusão com a música tradicional tem alguns representantes como a cantora Elina Duni.

A música pop é um capítulo à parte. O pop albanês é dominado quase que completamente por mulheres – e bem bonitas, por sinal – e, mesmo cantado na língua nativa, apresenta muitas semelhanças com a música americana. Os nomes de maior destaque são Elvana Gjata, Tuna, Silva Gunbardhi e Morena Taraku. A musa atual é Era Istrefi, fortemente influenciada por Rihanna, Sia e Lana Del Rey. Mas os homens também tem vez, do rapper Gold AG ao mela cueca de Lindon, passando pelos DJs Aldo e Blunt, eles vem conquistando espaço.

Muzikë për Shqiponjat

 

Deixe um comentário