O orgulho de Manchester: entre o futebol e a música

Todo Futebol estreia editoria especialmente planejada para os que apreciam futebol e música. A cada post, faremos uma playlist temática. Nada melhor do que começar com o grande clássico de Manchester entre United e City. Coloque seus fones de ouvido.

Manchester, England, England, across the Atlantic Sea…” grita o refrão da canção de Hair – a peça, o filme, escolha o seu -, mas Manchester não é só isso. Esqueça Londres, esqueça Liverpool, Manchester é a cidade mais famosa quando o assunto é futebol. E, de quebra, produziu algumas das melhores bandas dos últimos 35 anos.

Berço da Revolução Industrial, ao que parece a feiura cinzenta e gélida é propícia para o surgimento de novas ideias tanto sociais quanto culturais. Foi lá, por exemplo, que surgiu o movimento sufragista feminino e onde aconteceu o encontro de Friedrich Engels e Karl Marx. Manchester só não é democrática quando o assunto é futebol. Por lá, se você não é United, é City e fim de papo.

A rivalidade não está restrita aos confins de Old Trafford ou do Etihad Stadium. Algumas bandas da cidade competiram, discutiram, se odiaram por décadas. Talvez menos do que os irmãos Gallagher odeiam um ao outro mas na música, como no futebol, as paixão são insanas e inexplicáveis.

Para resolver o problema, fizemos duas playlists bastante democráticas de músicos que são fanáticos torcedores tanto dos Reds quanto dos Blues. Na nossa arquibancada punks, pops, góticos, depressivos e indies convivem pacificamente. Divirtam-se!

united-rock-lilian

 

MANCHESTER CITY

manchester-city-bandas

 

Deixe um comentário