Itália e Uruguai, duelo de campeões

Nove partidas, duas vitórias italianas, quatro empates e três vitórias do Uruguai. Estes são os números do confrontos entre os dois campeões do mundo que se enfrentam na última rodada da fase de grupos da Copa de 2014.

A primeira partida entre as duas seleções foi pelas seminais da Olimpiada de 1928, em Amsterdam. O dia 7 de junho de 1928 entrou para a história como o primeiro jogo oficial da Azzurra contra uma seleção sulamericana. A Itália saiu na frente com um gol de Adolfo Baloncieri , aos 9 minutos do primeiro tempo. O Uruguai empatou, aos 17 minutos, com Cea e a virada veio aos 28 minutos com um gol de Campolo. Três minutos depois, a equipe uruguaia marcou seu terceiro gol com Scaroni. A seleção italiana ainda tentou reagir marcando um gol,  aos 15 minutos do segundo tempo, em uma jogada de Levratto, mas não teve forças para uma virada. A equipe treinada por Augusto Rangone, considerado o último romântico do futebol,  conquistou a medalha de bronze. O ouro ficou com o Uruguai.

Itália e Uruguai só se enfrentaram duas vezes em mundiais: em 1970, no México, e em 1990, na Itália. Pela segunda partida da fase de grupos, no dia 6 de junho de 1970, no Estádio Cuauhtemoc, em Puebla, o jogo não saiu do 0 a 0.

17fd5b7c55f28aec7ec55a62f41b8ec2

Já no 25 de junho de 1990, no Estádio Olímpico de Roma, pelas oitavas de final, a Itália venceu por 2 a 0, com gols de Schillaci, aos 65 minutos, e de Serena, aos 83 minutos.

Roberto_Baggio_+_Salvatore_Schillaci_-_Italia_90

O último confronto entre as duas campeãs foi na Copa das Confederações pela disputa do terceiro lugar, no dia 30 junho de 2013, na Arena Fonte Nova, em Salvador. A partida terminou empatada em 2 a 2, com gols de Astori e Diamante para a Itália e dobradinha de Cavani. Na dispita de pênaltis, a Itália levou a melhor, vencendo por 3 a 2, graças a três defesas de Buffon.

Mesmo que os números não sejam muito favoráveis à seleção italiana, a equipe de Prandelli precisa mostrar serviço e se redimir da participação grotesca na última Copa, quando foi eliminada na primeira fase do torneio.

A Costa Rica, zebra absoluta deste mundial, passou por cima de Inglaterra e Itália e garantiu sua vaga na próxima fase. Itália e Uruguai jogam pela vaga restante. Uma campeã mundial dirá adeus ao mundial brasileiro. Se azul é a cor mais quente, que seja Azzurro.

*Publicado originalmente no Portale Eh Già

Deixe um comentário